Espaço de reflecção sobre as actividades desenvolvidas na unidade curricular "Psicologia da Motivação" do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Univ. Aberta.

Docentes: Lúcia Amante e Maria João Silva



Introdução



Este blog surge com o objectivo de promover a auto-reflexão de toda a actividade desenvolvida na unidade curricular "Psicologia da Motivação" do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta.
Docentes: Lúcia Amante e Maria João Silva

Objectivos
Reconhecer a importância do papel da motivação na aprendizagem.
Analisar diferentes conceitos de motivação.
Promover uma reflexão crítica acerca do(s) conceito(s) de motivação.
Identificar e caracterizar diferentes teorias da motivação.
Utilizar as concepções teóricas acerca da motivação na análise de situações educacionais concretas.
Definir estratégias pedagógicas para uma acção educativa promotora da motivação dos indivíduos.



Competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Analisar e interpretar situações educativas concretas tendo por base as diversas teorias da motivação.
Desenvolver/adaptar e aplicar instrumentos que contribuam para avaliar e diagnosticar factores motivacionais em jogo em situações educativas reais.
Analisar e interpretar dados recolhidos, com base em instrumentos padronizados de avaliação da motivação (escalas, questionários, entre outros), à luz dos quadros teóricos abordados.
Mobilizar conhecimentos teóricos no desenvolvimento de estratégias de intervenção específicas, de natureza motivacional, face a um caso ou situação.
Discutir as suas intervenções e as dos colegas, mobilizando os conhecimentos adquiridos.



Roteiro de Conteúdos
·         Tema 1
Motivação: Que Conceito(s)?
Podemos falar em conceito ou em conceitos de motivação?
·         Tema 2
Motivação como Impulso Interno: Quatro Teorias Motivacionais
Análise e discussão de quatro teorias motivacionais:
- Teorias homeostáticas;
- Teorias da motivação para a realização;
- Teoria relacional;
- Perspectiva temporal de futuro, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo.
·         Tema 3
Motivação como Instrumento de Análise: Teorias Sócio-Cognitivas
Análise e discussão de quatro teorias motivacionais:
- Teoria atribucional;
- Teoria da avaliação cognitiva;
- Teoria da auto-eficácia;
- Teoria das concepções pessoais de inteligência, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo.
·         Tema 4
Motivação como Resposta Afectiva: Ansiedade, Auto-Conceito e Auto-Estima
Análise e discussão dos aspectos afectivos da motivação:
- Ansiedade;
- Auto-conceito e estima de si próprio, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo.



Estrutura da reflexão e auto-avaliação sobre todo o percurso seguido na unidade curricular, bem como sobre os resultados alcançados
Selecção da actividade desenvolvida ao longo do semestre considerada mais relevante para a aprendizagem e fundamentação da escolha realizada;
Selecção das minhas 8 melhores intervenções nos fóruns de discussão, das 4 melhores intervenções dos colegas e fundamentação da escolha realizada;
Reflexão individual acerca de cada atividade/temática trabalhada na UC;
Análise e reflexão pessoal sobre o percurso realizado na Unidade Curricular.