Este blog surge com o objectivo de promover a auto-reflexão de toda a actividade desenvolvida na unidade curricular "Psicologia da Motivação" do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta.
Docentes: Lúcia Amante e Maria João Silva
Objectivos |
Reconhecer a importância do papel da motivação na aprendizagem. Analisar diferentes conceitos de motivação. Promover uma reflexão crítica acerca do(s) conceito(s) de motivação. Identificar e caracterizar diferentes teorias da motivação. Utilizar as concepções teóricas acerca da motivação na análise de situações educacionais concretas. Definir estratégias pedagógicas para uma acção educativa promotora da motivação dos indivíduos. |
Competências |
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: Analisar e interpretar situações educativas concretas tendo por base as diversas teorias da motivação. Desenvolver/adaptar e aplicar instrumentos que contribuam para avaliar e diagnosticar factores motivacionais em jogo em situações educativas reais. Analisar e interpretar dados recolhidos, com base em instrumentos padronizados de avaliação da motivação (escalas, questionários, entre outros), à luz dos quadros teóricos abordados. Mobilizar conhecimentos teóricos no desenvolvimento de estratégias de intervenção específicas, de natureza motivacional, face a um caso ou situação. Discutir as suas intervenções e as dos colegas, mobilizando os conhecimentos adquiridos. |
Roteiro de Conteúdos |
· Tema 1 Motivação: Que Conceito(s)? Podemos falar em conceito ou em conceitos de motivação? · Tema 2 Motivação como Impulso Interno: Quatro Teorias Motivacionais Análise e discussão de quatro teorias motivacionais: - Teorias homeostáticas; - Teorias da motivação para a realização; - Teoria relacional; - Perspectiva temporal de futuro, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo. · Tema 3 Motivação como Instrumento de Análise: Teorias Sócio-Cognitivas Análise e discussão de quatro teorias motivacionais: - Teoria atribucional; - Teoria da avaliação cognitiva; - Teoria da auto-eficácia; - Teoria das concepções pessoais de inteligência, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo. · Tema 4 Motivação como Resposta Afectiva: Ansiedade, Auto-Conceito e Auto-Estima Análise e discussão dos aspectos afectivos da motivação: - Ansiedade; - Auto-conceito e estima de si próprio, e suas implicações para a prática pedagógica em contexto educativo. |
Estrutura da reflexão e auto-avaliação sobre todo o percurso seguido na unidade curricular, bem como sobre os resultados alcançados |
Selecção da actividade desenvolvida ao longo do semestre considerada mais relevante para a aprendizagem e fundamentação da escolha realizada; Selecção das minhas 8 melhores intervenções nos fóruns de discussão, das 4 melhores intervenções dos colegas e fundamentação da escolha realizada; Reflexão individual acerca de cada atividade/temática trabalhada na UC; Análise e reflexão pessoal sobre o percurso realizado na Unidade Curricular. |